Confira a programação do Bicentenário da Independência no Rio de Janeiro

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil terão início nesta terça-feira (6), véspera do feriado da independência. De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), na cidade do Rio de Janeiro, as festividades começarão com um desfile cívico-militar na Avenida Duque de Caxias, na Vila Militar, onde o público poderá assistir a demonstrações de marcialidade e operacionalidade da tropa.
Na quarta-feira (7), a partir das 8h, o 31º Grupo de Artilharia de Campanha realizará uma salva de tiros de Artilharia no Forte de Copacabana, de hora em hora.

Durante toda a manhã do Dia da Pátria, estão previstas apresentações de bandas de música do Exército em diversos bairros da cidade, como Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca.
A partir das 9h, está programada uma Parada Naval com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos, partindo do Recreio dos Bandeirantes em direção à Baía de Guanabara.
À tarde, a partir das 13h, ocorrerá a cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana. A solenidade contará com um show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentações de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Rio.

Em seguida, a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Pára-quedista, conhecida como “os Cometas”, realizará uma demonstração de salto com aterragem na praia de Copacabana, juntamente com integrantes da “Equipe Falcão”, da Força Aérea Brasileira. Logo após, a Esquadrilha da Fumaça fará acrobacias no céu de Copacabana.
Por volta das 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

No dia 7 de setembro, também no âmbito do CML, estão previstos desfiles cívico-militares nas cidades-sede de aquartelamentos nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Niterói, o desfile cívico-militar está marcado para 9h, na Avenida Amaral Peixoto.
Nos dias seguintes, quinta (8) e sexta-feira (9), o Forte de Copacabana ficará aberto para visitação gratuita de suas centenárias muralhas, bem como do museu histórico que abriga.